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Id:384 - (918)
Autor:Reis, José Roberto Franco.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Viver é influenciar: Mário Magalhães, sanitarismo desenvolvimentista e o campo intelectual da saúde pública (1940-1960)^ipt.
Fonte:Tempo Social;27(2):279-304, 2015. .
Resumo:O artigo se debruça sobre o pensamento sanitário brasileiro entre os anos de 1940 e 1960 com o objetivo de refletir sobre a relação entre saúde e desenvolvimento. Busca, assim, problematizar a compreensão corrente que identifica um processo de polarização aberta entre os modelos de saúde consolidados no primeiro governo Vargas, notadamente as políticas do dito sanitarismo campanhista e do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp), em contraposição ao que se convencionou chamar sanitarismo desenvolvimentista, organizado sobretudo a partir dos anos de 1950. Os primeiros se caracterizariam pela crença de que elevados investimentos em saúde poderiam resolver os problemas sanitários, além de propiciar crescimento e prosperidade; o segundo, pela ideia de que o desenvolvimento econômico da nação seria precondição para a melhora da situação geral da saúde. Para tanto, o autor se vale das formulações do sanitarista brasileiro Mário Magalhães, identificado no texto como um dos nomes mais representativos da corrente intelectual desenvolvimentista no campo da saúde (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hstt
Pobreza
Desenvolvimento Econômico
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702015000200279&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:363 - (897)
Autor:Scochi, Maria José; Mishima, Silvana Martins; Peduzzi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Cecília Puntel de Almeida: construtora de pontes entre Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira^ipt / Maria Cecília Puntel de Almeida: builder of bridges between Nursing and Public Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(12):3891-3896, 2015. .
Resumo:A Professora Maria Cecília Puntel de Almeida (1944-2009) construiu uma trajetoria profissional e acadêmica marcada pela busca e fortalecimento da interface entre a Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira. Esta conexão e a compreensão da complexidade dos problemas de saúde e das necessidades das pessoas em busca de cuidado foram reconhecidas por Cecília, desde o início de sua carreira e se fazem presente, tanto na produção científica, quanto nas suas contribuições nos diversos campos em que atuou. Para além da concepção do processo de trabalho da enfermagem, Cecília também contribuiu para se pensar as práticas em saúde e a formação multiprofissional na construção de saberes diferenciados, tendo como perspectiva a luta pela democracia na saúde e a compreensão desta como direito de cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Saúde Pública
Educação Superior
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001203891

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Id:362 - (896)
Autor:Fleury, Sonia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Giovanni Berlinguer: socialista, sanitarista, humanista^ipt / Giovanni Berlinguer: socialist, sanitarian, and humanist
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(11):3553-3559, 2015. .
Resumo:O artigo assinala importantes fatos na biografia de Giovani Berlinguer, que foram responsáveis por sua trajetória como importante cientista e militante político e cuja obra foi marcada por sua perspectiva como socialista convicto, pesquisador da saúde coletiva e devotado humanista. No Brasil, sua contribuição está entranhada desde a produção acadêmica no campo da saúde coletiva até o Movimento Sanitário. Seus últimos trabalhos sobre bioética do cotidiano revelam o traço que subjaz a toda sua obra: o uso da ciência para demonstrar os determinantes sociais da saúde, abolir desigualdades injustas, defender a vida contra a exploração e prevenir que o corpo humano e a atenção à saúde sejam transformados em mercadorias (AU).^ipt.
Descritores:Bioética
Reforma dos Serviços de Saúde
Saúde Pública
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001103553

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Id:361 - (895)
Autor:Zancan, Lenira; Matida, Álvaro Hideyoshi.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trajetórias de Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida^ipt / The life story of Joaquim Alberto Cardoso de Melo: Quincas, Um berro à vida
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(10):3275-3282, 2015. .
Resumo:O artigo busca refletir sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (1936-1993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade. Contribuição que resultou na produção de novos sentidos para as práticas em saúde, com a compreensão como fenômenos sociais e transdisciplinares. Das conversas com coautores e amigos, e releitura de seus textos, optouse por percorrer sua biografia através de: (i) sua formação e participação nas iniciativas e práticas da medicina preventiva e da educação popular, que nutriram a análise crítica da educação em saúde; (ii) sua presença como educador nos cursos de saúde pública em todo o país, exercitando com gestores, alunos, profissionais e professores a desconstrução das teorias e práticas da educação e da saúde; (iii) sua disposição ao diálogo transdisciplinar com as ciências humanas e sociais na busca de uma "sutura epistemológica" entre razão e paixão, capaz de responder aos dilemas e desafios do trabalho em saúde. Essas três trajetórias indicam que a atuação de "Quincas" deve ser entendida a partir de seu desassossego enquanto sanitarista e educador, engajado na produção de conhecimento e práticas sensíveis à complexidade do fenômeno da vida (AU).^ipt.
Descritores:Educação em Saúde
Saúde Pública
Prática Profissional
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001003275

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Id:360 - (894)
Autor:Mello, Guilherme Arantes; Bonfim, José Ruben de Alcântara.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um sanitarista chamado Walter Leser^ipt / A public health physician named Walter Leser
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(9):2749-2754, 2015. .
Resumo:Faz uma breve revisão da trajetória profissional do médico sanitarista Walter Sidney Pereira Leser, falecido em 2004 aos 94 anos. Autodidata, a partir de sua tese de doutoramento de 1933, torna-se referência no campo da estatística e epidemiologia no país, com dezenas de estudos e orientações. No campo clínico é um dos fundadores do Laboratório Fleury, e participa da criação do CREMESP. Como acadêmico, foi catedrático da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Escola Paulista de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP. Introduziu os testes objetivos no exame vestibular, e esteve à frente da criação do CESCEM e Fundação Carlos Chagas. Na Escola Paulista criou o primeiro Departamento de Medicina Preventiva do país. Como administrador público, foi secretário de Estado da Saúde entre 1967 e 1971 e entre 1975 e 1979, responsável por extensas reformas e inovações. Entre as mais lembradas, a criação da carreira de médico sanitarista. Por todo esse legado, emprestou seu nome à “Medalha de Honra e Mérito da Gestão Pública em Saúde” do governo paulista (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Reforma dos Serviços de Saúde
Medicina Preventiva
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000902749&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:359 - (893)
Autor:Escorel, Sarah.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mário Magalhães: Desenvolvimento é Saúde^ipt / Mário Magalhães: Development is Health
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(8):2453-2460, 2015. .
Resumo:Mário Magalhães da Silveira (1905-1986) foi o principal mentor da corrente de pensamento conhecida como ‘sanitarismo desenvolvimentista’ que atinge seu momento de maior influência na III Conferência Nacional de Saúde. Critico da adoção de modelos norte-americanos da organização sanitária, do centralismo e do verticalismo das campanhas sanitárias e da interferência dos organismos internacionais, o médico sanitarista defendia que por ser a saúde um problema de superestrutura dependia do desenvolvimento econômico industrial, além da necessidade imperiosa de municipalizar a saúde pública para atender as reais necessidades da população brasileira. Pioneiro do cruzamento de variáveis econômicas e demográficas, pode ser considerado como o precursor da economia da saúde. O artigo descreve a trajetória profissional de Mário Magalhães tendo como pano de fundo seu pensamento crítico sobre as conjunturas nacionais e as políticas de saúde adotadas (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Política de Saúde
Economia da Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000802453&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:358 - (892)
Autor:Goldbaum, Moisés.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Guilherme Rodrigues da Silva: a formação do campo da Saúde Coletiva no Brasil^ies / Guilherme Rodrigues da Silva: the development of the field of collective health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(7):2129-2134, 2015. .
Resumo:Este artigo retrata a trajetória acadêmica do professor Guilherme Rodrigues da Silva e a sua contribuição na formação da Saúde Coletiva brasileira. Três aspectos fundamentais são abordados: a ativa participação na educação médica, tanto na graduação como na pós-graduação; sua aplicação em pesquisas científicas voltadas para o estudo de doenças negligenciadas e no desenvolvimento da metodologia epidemiológica; sua contribuição no estabelecimento de políticas de saúde com ênfase no Sistema Único de Saúde – SUS (AU).^ipt.
Descritores:Epidemiologia
Educação Médica
Saúde Pública
Política de Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000702129&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:356 - (890)
Autor:Schraiber, Lilia Blima; Mota, André.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O social na saúde: trajetória e contribuições de Maria Cecília Ferro Donnangelo^ipt / The social in health: trajectory and contributions of Maria Cecilia Ferro Donnangelo
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(5):1467-1473, 2015. .
Resumo:Aborda-se a trajetória profissional e científica de Maria Cecília Ferro Donnangelo, professora, pesquisadora e intelectual de grande importância para a Saúde Coletiva. Nascida em 1940 e falecida em 1983, participou ativamente da emergência da Saúde Coletiva no país e influenciou decisivamente a criação da subárea das Ciências Sociais e Humanas em saúde. Apresenta-se breve biografia, contextualizando escolhas profissionais e produção científica. Formando-se pedagoga no período do nacional desenvolvimentismo e realizando sua pós-graduação em sociologia, Donnangelo localiza-se na triangulação entre a educação, a sociologia e a saúde, ocupando-se da medicina como prática social e profissão em sociedade. Sempre com vistas à igualdade de direitos e em diálogo com a conformação brasileira de estado moderno e suas políticas públicas, examinou questões do social na saúde e na educação, assim como questões da educação em saúde como ferramenta social. Educadora de grande prestígio, deixa pouca publicação. No entanto, por seu caráter inaugural, suas obras são referências clássicas com presença e contribuições não apenas para os dias atuais, mas para o desenvolvimento futuro da Saúde Coletiva brasileira (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Ciências Sociais
Prática Profissional
Biografia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232015000501467&script=sci_arttext&tlng=pt

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Id:354 - (888)
Autor:Ayres, José Ricardo de Carvalho Mesquita.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ricardo Bruno: história, processos sociais e práticas de saúde^ipt / Ricardo Bruno: history, social processes and health practices
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(3):905-912, 2015. .
Resumo:Este ensaio tem como objetivo revisitar a produção intelectual de Ricardo Bruno Mendes-Gonçalves (1946-1996), professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e um dos teóricos que participou da construção do campo da Saúde Coletiva brasileira nos anos 1970-1990. Partindo de breves informações biográficas e bibliográficas, assim como de aspectos relevantes acerca do contexto histórico no qual se situa sua produção, examina-se os principais trabalhos do autor, seus desdobramentos nas linhas de investigação de seus alunos e seu legado de contribuições e desafios para a Saúde Coletiva. Destaca-se a gênese e o desenvolvimento de sua Teoria do Processo de Trabalho em Saúde e seus aportes para a compreensão e a investigação empírica das dimensões sócio-históricas das práticas de saúde e para a reconstrução de saberes e tecnologias no âmbito da Reforma Sanitária Brasileira. Ressalta-se, ainda, sua preocupação com a perspectiva ética da práxis acadêmica e, nesse sentido, com a esperança como valor humano historicamente objetivado e intersubjetivamente construído (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
História da Medicina
Trabalho
Atenção à Saúde
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015000300905&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:350 - (884)
Autor:Santos, Gideon Borges dos; Hortale, Virginia Alonso.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Mestrado Profissional em Saúde Pública: do marco legal à experiência em uma instituição de pesquisa e ensino^ipt / Professional Master's in Public Health: from legal precepts to experience in a research and education institution
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;19(7):2143-2155, 2014. .
Resumo:Trata-se de um estudo sobre os discursos que vigoraram ao longo do tempo na legislação brasileira sobre Mestrado Profissional (MP), e como uma instituição de pesquisa e ensino na área da Saúde Pública se apropriou deles na construção de suas propostas de cursos. Técnicas de análise de discurso foram utilizadas nos documentos legais e cotejadas com dezesseis propostas de cursos de MP da instituição-caso. Os resultados mostram que em relação à legislação, a análise da linha histórica permite dizer que as indefinições iniciais vêm progressivamente dando lugar ao entendimento de que a identidade dessa modalidade de formação pressupõe práticas pedagógicas que promovam o estreitamento das relações entre a academia e o mundo do trabalho. E, em relação às propostas de cursos de MP da instituição-caso, elas ainda operam com esquemas de formação tradicionalmente consolidados e tendem a conformar suas propostas à semelhança daquelas da modalidade acadêmica. Assumiu-se no presente estudo que o conjunto das propostas expressariam suficientemente as intencionalidades e, sobretudo, a visão das instituições formadoras na área de saúde pública sobre essa modalidade stricto sensu e cuja identidade ainda parece pouco determinada (AU).^ipt.
Descritores:Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702143&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:347 - (881)
Autor:Almeida Filho, Naomar Monteiro de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil^ipt / Contexts, impasses and challenges for training Public Health workers in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1677-1682, 2013. .
Resumo:Comentário introdutório sobre conjunturas históricas, impasses institucionais e desafios curriculares na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Em primeiro lugar, propõe-se a tese de que o estado brasileiro não tem cumprido sua responsabilidade de garantir à população serviços públicos de qualidade, com acesso pleno e equidade, conformando "as quatro perversões da educação brasileira". Em segundo lugar, analisa-se o sistema público de saúde, em tese universalista, mas que, subfinanciado e com carências reconhecidas, contribui para aumentar a exclusão social. Finalmente, destaca-e a necessidade de novos modelos de formação de pessoas tecnologicamente competentes, capazes de trabalhar em equipe, criativas, autônomas, resolutivas, engajadas na promoção da saúde, abertas à participação social, comprometidas com a humanização da saúde (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Saúde Pública
Eqüidade
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:320 - (854)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um agente na construção do habitus das ciências sociais na saúde coletiva^ipt / An agent in the construction of social sciences habitus in collective health
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(45):445-452, 2013. .
Resumo:A apresentação reproduz o depoimento feito pelo autor quando do Seminário realizado em sua homenagem, em 2006, por ocasião da sua aposentadoria. Nela o autor relembra alguns fatos da sua carreira como cientista social da saúde, situando-a no quadro de referência do seminário - a noção de campo e habitus. Situa a sua contribuição para o campo das ciências sociais e da saúde coletiva, especialmente relacionada às dissertações e teses que orientou.^ipt.
Descritores:Ciências Sociais
Saúde Pública
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000200016

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Id:315 - (849)
Autor:Ianni, Aurea Maria Zöllner; Spadacio, Cristiane; Barboza, Renato; Alves, Olga Sofia Fabergé; Viana, Sabrina Daniela Lopes; Rocha, Ane Talita.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Trajetórias profissionais na constituição das Ciências Sociais e Humanas em Saúde na Abrasco^ipt / Professional trajectory in the formation of Social Sciences in Health in Abrasco
Fonte:Physis (Rio J.);24(4):1315-1336, 2014. .
Resumo:Nos dias de hoje, é cada vez mais perceptível a importância das Ciências Sociais para a consolidação da Saúde Coletiva no Brasil. Compreender, portanto, a trajetória dos profissionais que de certa forma fundaram o campo e o mantiveram é, enfim, compreender a própria trajetória teórica e prática dessa área, evidenciada, também, nos congressos de Ciências Sociais em Saúde realizados pela Abrasco. No contexto dessa discussão, o presente artigo realiza um mapeamento do perfil dos presidentes da Abrasco e dos coordenadores das Comissões de Ciências Sociais que ocuparam esses cargos entre 1995 e 2011, anos em que aconteceram os Congressos Brasileiros de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Foram realizadas 13 entrevistas com presidentes da Abrasco e com os coordenadores das Comissões de Ciências Sociais, em suas diferentes gestões. Apesar de este artigo assumir caráter mais descritivo acerca da constituição e institucionalização das Ciências Sociais em Saúde na Abrasco, acredita-se que a compreensão do processo de conformação desse subcampo a partir da fala dos agentes que o constituem seja extremamente profícua para os debates atuais sobre o lugar das Ciências Sociais no campo da Saúde Coletiva (AU).^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Ciências Sociais
Associações Profissionais
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000401315

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Id:314 - (848)
Autor:Bezerra Jr, Jurandir; Costa, Jurandir Freire.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Entrevista: Jurandir Freire Costa^ipt.
Fonte:Physis (Rio J.);24(4), 2014. .
Resumo:A entrevista escolhida para seção temática da revista Physis sobre Psiquiatria é um retorno aos tempos iniciais do Instituto de Medicina Social, e também por isso, uma forma de reconstituir, por meio dela, um pouco da memória do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva em seus 40 anos, completados em 2014.^ipt.
Descritores:Academias e Institutos
Educação de Pós-Graduação
Saúde Pública
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312014000401023

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Id:310 - (844)
Autor:Dias, João Vinícius dos Santos; Ferreira, Jaqueline.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuições da antropologia para o campo da educação em saúde no Brasil^ipt / Contributions of anthropology to the field of health education in Brazil
Fonte:Trab. educ. saúde;13(2):283-299, 2015. .
Resumo:O objetivo deste artigo é resgatar aspectos relativos à constituição da educação em saúde como campo científico. Mostra as principais transformações ocorridas desde as concepções autoritárias e etnocêntricas em relação a seus gruposalvo até as atuais propostas de educação popular de valorização do saber popular, inspiradas no pensamento de Paulo Freire. Defende que a postura do antropólogo em campo, ao buscar valorizar o saber do Outro como tão legítimo quanto o acadêmico, pode auxiliar os profissionais de saúde na prática de uma educação em saúde dialógica, para os grupos aos quais se destina. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Antropologia/eucc
Educação em Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000200283&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:301 - (835)
Autor:Maio, Marcos Chor; Lopes, Thiago da Costa.
Base de Dados:​OHS-PeriRHS
Título:Da escola de Chicago ao nacional-desenvolvimentismo: saúde e nação no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940 – 1950)^ipt.
Fonte:Sociologias;14(30):290-329, maio / ago. 2012. .
Resumo:O artigo explora a interface entre Saúde Pública e Ciências Sociais no pensamento de Alberto Guerreiro Ramos (1940-1950), à luz de sua trajetória intelectual e do desenvolvimento daquelas disciplinas no Brasil. Indica-se como a Saúde foi um elemento-chave para as interpretações de Guerreiro Ramos sobre a Nação e sobre o papel que as Ciências Sociais deveriam assumir no processo de modernização da sociedade. Iniciando sua carreira em agências governamentais, seus primeiros trabalhos sobre Saúde e Infância foram inspirados por abordagens sociológicas norte-americanas, notadamente da chamada "Escola de Chicago". Nos anos 1950, Guerreiro analisou o problema da mortalidade infantil como resultado de estruturas socioeconômicas subdesenvolvidas e criticou os programas de saúde pública que, a seu ver, estavam desarticulados do objetivo prioritário de industrialização. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Desenvolvimento Local
Ciências Sociais
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222012000200010

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Id:299 - (833)
Autor:Castro-Santos, Luiz Antonio de; Figueiredo, Regina Érika Domingos de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Belisário Penna, combatente: um capítulo da história da saúde pública brasileira^ipt / Belisário Penna, a champion in the history of Brazilian public health
Fonte:Saúde Soc;21(4):848-856, 2012. .
Resumo:A contribuição do médico sanitarista Belisário Penna (1868-1939) à história da saúde pública no Brasil constitui o tema central do texto. Belisário Penna é retratado aqui a partir de sua militância, dos combates que travou em defesa do saneamento rural e pela melhoria das condições de saúde de toda a população brasileira. O propósito também é situá-lo em meio aos debates de sua época, esclarecendo, por exemplo, como as ideias de Belisário - tão bem apresentadas em suas eloquentes palestras - primavam por se contrapor ao pensamento racista dominante entre as elites do País. Belisário argumentava que os obstáculos ao progresso nacional residiam na precariedade tanto da saúde quanto da instrução pública. Nessa medida, os problemas referidos à questão da eugenia no País eram interpretados sob um prisma otimista: no lugar de determinismos raciais intangíveis, a presença do Estado, por meio de programas de higiene e educação cívica, traria o progresso desejado. O "otimismo sanitário" do combatente mineiro não consistiu em um atributo só dele, mas era compartilhado por outros médicos e intelectuais em torno de movimentos como a Liga Pró-Saneamento, cujas bandeiras acenavam a necessidade de mudanças sociais e alcançaram significativa ressonância popular. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Eugenia (Ciência)
História
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000400005

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Id:294 - (827)
Autor:Azevedo, Bruno Mariani de Souza; Ferigato, Sabrina; Souza, Tadeu de Paula; Carvalho, Sergio Resende.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação médica em debate: perspectivas a partir do encontro entre instituição de ensino e rede pública de saúde^ipt.
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(44):187-200, jan./mar. 2013. .
Resumo:Este trabalho refere-se ao estudo da formação médica no Brasil e seus desafios atuais no encontro com a rede pública de Saúde; recorte do estudo qualitativo-participativo mais amplo intitulado "Pesquisa avaliativa sobre a gestão do trabalho e a formação de graduandos e trabalhadores de saúde: explorando fronteiras". Apresentamos uma retrospectiva histórica da formação médica brasileira para, posteriormente, explorarmos seus desdobramentos na atualidade, tendo como analisador a experiência empírica de implementação e acompanhamento de uma disciplina de Saúde Coletiva que se desenvolve em serviço. Os resultados apresentados são dispostos a partir de cinco eixos: i) processo de trabalho; ii) função formadora do estágio, iii) prática clínica; iv) A rede intervindo na Universidade; v) reforma curricular. (AU)^ipt.
Descritores:Pessoal de Saúde
Saúde Pública
Ensino
História da Medicina
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000048

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Id:288 - (812)
Autor:Deslandes, Anna Karina de Matos; Aguiar, Simone; Porto, Fernando Rocha.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A imagem do cuidado prestado pelas enfermeiras de saúde pública veiculada na Revista da Semana (1929)^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;21(01):412-418, jan/fev. 2013. .
Resumo:OBJETIVO: analisar as imagens das enfermeiras de saúde pública na prestação dos cuidados à sociedade, no ano 1929, veiculadas pela Revista da Semana.MÉTODO: estudo histórico-semiótico. Os documentos utilizados foram imagéticos, aos quais foi aplicada uma matriz de análise e escritos, incluindo literatura da moda, linguagem corporal e outras de aproximação com o objeto de estudo. Os dados foram interpretados à luz das noções de representações objetais e hexis corporal do sociólogo Pierre Bourdieu.RESULTADOS: constatou-se que a distinção no uso dos uniformes, para as atividades executadas pelas enfermeiras de saúde pública, era uma estratégia de comunicação não verbal para se fazer ver e fazer crer nas visitas domiciliares.CONCLUSÃO: cabia à enfermeira de saúde pública, em especial, prestar cuidados aos doentes e orientá-los no sentido de se prevenir doenças, em prol do desenvolvimento da qualidade da saúde pública. O estudo teve a intenção de produzir conhecimento sobre registros imagéticos da prática do cuidado realizado pela enfermeira da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, e fortalecer as pesquisas de história da enfermagem em saúde pública, no Brasil, contribuindo para um melhor entendimento do processo de construção da imagem da enfermeira. (AU)^ipt.
Descritores:Publicações Periódicas como Assunto
Enfermagem
Saúde Pública
Cuidados Básicos de Enfermagem
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000100017

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Id:287 - (807)
Autor:Sousa, Amandia Braga Lima; Schweickardt, Júlio César.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:"O Sesp nunca trabalhou com índios": a (in)visibilidade dos indígenas na atuação da Fundação Serviços de Saúde Pública no estado do Amazonas^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;20(04):1635-1655, out./dez. 2013. .
Resumo:A Fundação de Serviços de Saúde Pública, entre 1960 e 1990, foi responsável por uma rede de serviços de saúde em todo o país, em continuidade às ações do Serviço Especial de Saúde Pública. O artigo trata de pesquisa realizada no estado do Amazonas, em 2010, que investigou a atuação dessa Fundação junto às populações indígenas, com base em entrevistas com ex-profissionais da Fundação e análise de documentação a ela pertencente. Os resultados mostraram que, embora não tivesse política formal para as populações indígenas, na prática teve que atendê-las, pois eram maioria nos municípios do interior do estado. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública
Pessoal de Saúde
População Indígena
Ecossistema Amazônico



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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